top of page

Sala de aula: 3 Dinâmicas para se despedir do celular

Foto do escritor: Pitágoras FundaçãoPitágoras Fundação

Atualizado: 22 de jan.

Algumas dicas para incentivar os estudantes a se desconectarem dos celulares e valorizarem a interação e aprendizado presencial



A ausência do celular estimula a troca de ideias entre estudantes e professores, fortalecendo as relações interpessoais. Imagem: Freepik
A ausência do celular estimula a troca de ideias entre estudantes e professores, fortalecendo as relações interpessoais. Imagem: Freepik

A Lei 15.100/25, que proíbe o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos portáteis em escolas públicas e particulares, oferece aos estudantes a oportunidade de cultivar uma relação mais saudável com a tecnologia, além de proporcionar diversos outros benefícios.


Veja alguns:


Disciplina e concentração


Respeitar a regra de não usar celular ensina a importância da disciplina em momentos de concentração.

Sem as distrações do celular, conseguem focar melhor nas aulas e no conteúdo.



Criatividade


Sem distrações, os estudantes têm mais espaço para explorar ideias e desenvolver projetos criativos.


Ao estimular a interação face a face, fortalecemos as relações interpessoais, essenciais para o desenvolvimento social e emocional dos estudantes. Portanto, ao adotar dinâmicas que incentivem não utilizar celulares em sala de aula, estamos não apenas respeitando a legislação, mas também cultivando um ambiente educacional mais produtivo e enriquecedor." - Tânia Mara Nogueira, pedagoga e vice-presidente da Fundação Pitágoras.

Melhoria na aprendizagem


Com mais atenção, a compreensão dos conteúdos melhora, resultando em melhores notas e engajamento.


Prevenção da dependência tecnológica


Desconectar-se temporariamente ajuda a desenvolver uma relação mais saudável com a tecnologia.


Menos tela, mais interação!


A ausência do celular estimula a troca de ideias entre estudantes e professores, fortalecendo as relações interpessoais.


Download gratuito


Para ajudar educadores a implementarem essa mudança, disponibilizamos 3 dinâmicas que podem ser trabalhadas no início do ano letivo. Essas dicas são uma excelente oportunidade para iniciar discussões sobre o uso consciente da tecnologia na educação entre os estudantes.



29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


© Fundação Pitágoras

bottom of page