Fundação Pitágoras realiza evento do Movimento Mutirão das Árvores em Minas Gerais
- Pitágoras Fundação
- há 1 dia
- 2 min de leitura
A ação tem o propósito de fomentar a educação ambiental com o plantio simultâneo de 333 mudas de árvores

A Fundação Pitágoras, que é um dos braços sociais da Cogna Educação, realiza mais um evento que integra o Mutirão das Árvores. Na próxima quinta-feira (17), às 9h, em Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte, estudantes se unirão para plantar 333 mudas de árvores. O projeto, que ocorre em celebração ao Dia Municipal do Rio das Velhas (29 de junho), será realizado no Centro de Educação Integrada, localizado às margens do rio, um elemento crucial para a identidade e a história do município. A escolha do número de mudas plantadas homenageia a idade da cidade, refletindo a conexão entre a comunidade e a natureza.
O projeto visa promover a educação ambiental e a preservação da natureza, envolvendo diretamente os jovens na responsabilidade de cuidar do meio ambiente. O evento se destaca pela participação ativa dos estudantes, que serão responsáveis pelo plantio, cuidado e monitoramento das árvores, promovendo uma conscientização prática sobre a importância da preservação ambiental. Para guiar as atividades, a fundação disponibiliza cartilhas e manuais que orientam sobre a coleta de sementes, formação de mudas, identificação de viveiros e o plantio adequado de cada espécie.
Através do protocolo de intenções assinado pelo Governo de Minas Gerais em 2024, a Fundação Pitágoras tem como objetivo incentivar ações concretas para a preservação ambiental em diversas localidades. “Acreditamos que todas as iniciativas são válidas, mas que a sociedade deve buscar ideias simples que geram grandes transformações, como é o caso do Mutirão. A árvore é a melhor ‘tecnologia’ e o instrumento natural mais efetivo para capturar carbono e fixá-lo no solo. Nosso projeto está centrado na conscientização ambiental e na execução realizada pelos próprios alunos, de diferentes faixas etárias, e por todo o Brasil", Helena Neiva, presidente da Fundação Pitágoras.
Em Santa Luzia, o projeto é liderado pela Prefeitura de Santa Luzia e Secretária da Educação juntamente com a Secretária do Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, além do Conselho de Educação da ACMinas (Associação Comercial e Empresarial de Minas).
Serviço:
Mutirão das Árvores em Santa Luzia (MG)
Data: 17 de julho de 2025, às 13h
Local: Centro de Educação Integrada – Av. Beira-Rio, 2000 - Distrito Industrial Simão da Cunha, Santa Luzia – MG