ONU publica relatório da Agenda 2030 e Educação é uma das áreas prioritárias
- Pitágoras Fundação
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Documento oferece uma avaliação contundente e um forte apelo à ação.
Fonte: brasil.un.org
Que progresso fizemos até agora?
Entre 2015 e 2021, houve um aumento na conclusão do ensino fundamental, médio e superior em todo o mundo. No entanto, o progresso alcançado durante esse período foi notavelmente mais lento em comparação aos 15 anos anteriores.
Quais desafios ainda existem?
Restrições econômicas, somadas a problemas de resultados de aprendizagem e taxas de evasão, persistem em áreas marginalizadas, reforçando a necessidade de um compromisso global contínuo para garantir uma educação inclusiva e equitativa para todos.

Os baixos níveis de qualificação em tecnologias da informação e comunicação (TIC) também representam um grande obstáculo para alcançar uma conectividade universal e significativa.
Existem grupos que têm mais dificuldade de acesso à educação?
Sim, mulheres e meninas são um desses grupos. Cerca de 40% dos países não alcançaram a paridade de gênero no ensino fundamental. Essas desvantagens na educação também se traduzem em falta de acesso a habilidades e oportunidades limitadas no mercado de trabalho para mulheres jovens.
O que podemos fazer?
Peçamos aos nossos governos que priorizem a educação tanto nas políticas quanto na prática. Pressionemos nossos governos para que assumam compromissos firmes de oferecer educação primária gratuita a todos, incluindo grupos vulneráveis ou marginalizados.
Fatos
Para atingir o Objetivo 4, o financiamento da educação deve se tornar uma prioridade nacional de investimento. Além disso, medidas como tornar a educação gratuita e obrigatória, aumentar o número de professores, melhorar a infraestrutura escolar básica e adotar a transformação digital são essenciais.
Movimento Minas 2032
A Fundação Pitágoras integra o Movimento Minas 2032, idealizado pelo jornal Diário do Comércio e pelo Instituto Orior, articula organizações e entidades dos mais variados segmentos sociais, sensibilizando sobre a importância dos ODS e trabalhando com suas temáticas que buscam umasociedade mais justa, pautada no respeito à diversidade, gênero, acesso a recursos saudáveis, saúde, educação, trabalho e qualidade do meio ambiente.
O “Caderno Movimento Minas” reúne atividades educativas alinhadas aos ODS.
Mais do que um simples recurso educativo, este e-book é um convite para que toda a sociedade se envolva ativamente na construção de um futuro melhor.