Neste ano, o tema é “Os Desafios da Saúde dos Povos Indígenas no Brasil”
Convidamos profissionais de todas as áreas, graduandos e pós-graduandos, a se juntarem à banca examinadora do 8º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU). As inscrições estarão abertas até abril/2025.
Os participantes terão a responsabilidade de ler e avaliar as redações. As produções serão disponibilizadas em uma plataforma exclusiva para avaliação, e todo o trabalho será realizado virtualmente. O programa será conduzido na modalidade 100% on-line, permitindo que os voluntários contribuam enquanto equilibram seus outros compromissos.
As atividades estão previstas para o primeiro semestre de 2025. Ao final do programa, os participantes receberão um certificado de participação, que também pode ser utilizado para cumprir atividades complementares no Ensino Superior. A inscrição está sendo realizada pela plataforma https://ideali.st/W85m39 ou com o Silas pelo e-mail silas.f.rocha@pitagoras.com.br.
Silas Rocha, coordenador do Programa de Voluntariado, explica que as redações ficam disponibilizadas em uma plataforma exclusiva para a avaliação. “Todo o trabalho é feito virtualmente. O programa será realizado na modalidade 100% on-line, permitindo que o voluntário contribua enquanto concilia com seus outros compromissos.”
INSCRIÇÕES
Data de início: imediato
Data de encerramento: 28 de maio/2025
Quem pode participar?
Profissionais e graduandos de todas as áreas.
Responsabilidades do voluntário
Os voluntários terão como responsabilidade ler e avaliar as redações por meio da plataforma DPU
Modalidade 100% on-line
As redações ficam disponibilizadas em uma plataforma exclusiva para a avaliação. Todo o trabalho é feito 100% online.
Quando?
Primeiro semestre de 2025.
Certificado
Reconhecemos a participação e o engajamento de todos os voluntários! Todos receberão um certificado de participação no projeto, conforme a quantidade de horas de voluntariado realizadas, incluindo horas de treinamento.
Sobre o 8º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU)
Realizado pela DPU, este concurso é uma excelente oportunidade para promover a reflexão e o debate sobre temas relevantes para a sociedade. A proposta incentiva estudantes e professores de todo o Brasil a expressarem suas ideias de forma crítica e criativa. A edição deste ano foi lançada em 11 de novembro, em Brasília (DF), e o tema é “Os Desafios da Saúde dos Povos Indígenas no Brasil”. O concurso é aberto a estudantes do Ensino Básico, incluindo indígenas, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de adolescentes que cumprem medida socioeducativa. A competição também se estende a internos de penitenciárias estaduais e federais. Este projeto visa fomentar a educação em direitos, promovendo reflexões nas comunidades escolares e carcerárias sobre direitos sociais.