O Movimento Minas 2032, idealizado pelo jornal Diário do Comércio e pelo Instituto Orior, articula organizações e entidades dos mais variados segmentos sociais, sensibilizando sobre a importância dos ODS e trabalhando com suas temáticas que buscam uma sociedade mais justa, pautada no respeito à diversidade, gênero, acesso a recursos saudáveis, saúde, educação, trabalho e qualidade do meio ambiente.
Para o alcance dessa agenda importante para o planeta e para a humanidade, é preciso engajar toda a sociedade com ações educativas para a população, pois a partir do conhecimento surgem mudanças e ações.
O Grupo de Trabalho de Educação do Movimento Minas 2032, coordenado pela Fundação Pitágoras, desenvolveu este material com a proposta de divulgar atividades que foram e estão sendo feitas e que estimulam o conhecimento e as reflexões sobre os ODS, além de favorecer a mudança de hábitos.
O material foi construído mediante um mapeamento de ações como cursos, jogos interativos, oficinas, projetos e sites que dialogam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, constituindo-se em ferramentas com potencialidade de gerar conhecimento por meio de ambientes educacionais em organizações diversas.
Considerando que a educação é a base para a transformação da realidade, este e-book oferece orientações e sugestões para que educadores e profissionais de instituições de ensino de todos os níveis (fundamental, médio, técnico e superior) e do meio organizacional, possam inserir os ODS nas práticas educacionais, associando-os ao aprendizado cotidiano. Além disso, o guia é voltado para variadas faixas etárias.
Esperamos que a divulgação do e-book estimule a interface entre os ODS e as atividades desenvolvidas nas instituições de ensino e nas organizações onde o aprendizado sobre o tema se fizer necessário.
Pretendemos colaborar para que a sociedade visualize os ODS e a Agenda 2030 como o caminho para buscarmos um desenvolvimento sustentável que depende da contribuição de todos nós.